Na tarde desta segunda-feira (18/10), na sede da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a entrega de kits voltados a professores, professoras, pais e estudantes surdos da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem - Funec. O material foi produzido pelo Instituto Nacional dos Surdos e distribuído pela Sociedade Cultural de Minas Gerais - SCRMG, em parceria com a Seduc e com a Funec.
Os kits entregues contém material impresso sobre audiologia, com enfoque para pais e professores (as); o documentário em DVD “Quando se escuta com os olhos”, sobre a surdez e seu diagnóstico; e o CD interativo “Arca de Noé”, ambos materiais voltados aos estudantes. Aos professores (as) de Atendimento Educacional Especializado - AEE serão distribuídas, ainda, revistas sobre o tema.
Para o presidente da SCRMG, Daniel Santos, a entrega dos kits representa a continuidade da parceria da entidade com a Seduc e, agora, formalizada também com a Funec. “Nossa parceria vem desde 2015 e é muito importante essa continuidade. Inclusão é feita um passo de cada vez, na medida em que vamos criando políticas públicas para o setor. Antes o deficiente era um problema para a escola, hoje isso mudou com profissionais exclusivos e capacitados”, afirmou.
Daniel destacou, ainda, o atendimento da Rede Municipal de Ensino e da Funec. “Com atendimento desde pequeno a criança evolui cada vez mais na linguagem. É um trabalho de tempo até colher os frutos e chegar na faculdade. Contagem tem uma rede abrangente, com profissionais capacitados, as famílias querem seus filhos estudando aqui”, destacou.
O diretor de ensino da Funec, Marco Antonio Carvalho, celebrou a parceria com a Sociedade Cultural, que permitirá “maior autonomia” para os profissionais da instituição, além de permitir um “acompanhamento mais próximo” dos estudantes.
Para a professora de AEE, da Sala de Recurso Multifuncional, da Escola Municipal Newton Amaral, Geiza Zeferino, a entrega dos kits é importante para tornar visível a possibilidade de comunicação. “É importante para a vida diária, como a criança e a família se comunicam e dialogam”, afirmou. Geiza ainda destacou a possibilidade de tornar a escola mais próxima do bilíngue, onde a Libras seja a língua materna e o português a segunda língua.
O subsecretário de Ensino da Seduc, Anderson Cunha, destacou a importância da escola como um ambiente plural e inclusivo. “Escola com diversidade é escola com qualidade. Espero que este material contribua para o acolhimento e atendimento dos nossos estudantes e profissionais”, disse.
Ao todo serão distribuídos 53 kits para a Rede Municipal de Ensino de Contagem, sendo 21 para professores de AEE e 32 para estudantes e sete kits para a Funec, dos quais três para unidades escolares e quatro para estudantes.
Estiveram presentes ao evento, os estudantes Maria Cecília Botelho, do 3º ano da EM Doutor Sabino Barroso; Eduardo Rikelvi, do 1º ano da EM Walter Fausto do Amaral; Yuri Gabriel Moreira, do 9º ano da EM Virgílio Melo Franco; e João Flávio de Souza, do 4º ano da EM Newton Amaral Franco e seus familiares. Professoras de AEE da Rede Municipal de Ensino também acompanharam a entrega dos kits.